O Arrebol Espírita

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A MINHA VERDADE...



Logo cedo me encontrei com um amigo-irmão evangélico, que amo de paixão – Não se assustem! Descobri que poderia me apaixonar por outro homem desde que nasceu meu primeiro filho rsrsrsrs-, que depois de longo papo me fez as seguintes perguntas:
- Ronaldo, sei que você é cristão, mas é também evolucionista não é mesmo?
- Sim! _ respondi.
- Sei também que não acredita na existência de Satanás!...
- Não!...
- Ronaldo, como pode alguém ser cristão sendo evolucionista e rejeitando a existência de Satanás, posições contrárias aos ensinamentos bíblicos?...
- É simples! Materialmente falando, tenho 41 anos de idade, já não sou mais criança, não preciso mais temer as figuras alegóricas do “Boitatá” ou do “Velho do Saco” para que tome cuidados; meus medos agora são outros, meus cuidados também.
De igual forma, espiritualmente falando, já não preciso mais das figuras do paraíso para crer que Deus é a causa primária de todas as coisas e nem temer a figura de um Ser mau para que procure militar no bem.
- A bíblia está errada então?
- Não! Muito pelo contrário... A bíblia é a expressão maior do amor de Deus, de que se importa conosco; o homem é quem erra por não saber interpreta-la!
Milhares de anos depois de Moisés, Galileu foi condenado por afirmar que, ao contrário do que se pensava, era a Terra que girava em torno do Sol. Imagine o que fariam com Moisés se Deus não fizesse uso das figuras?!  Se em vez do sopro nas narinas tivesse mandado escrever sobre as estruturas do Gameta; do Carbono (elemento universal); dos Cromossomos; do complexo das Proteinas; dos elementos que formam a célula Haploide, vulgarmente conhecida no homem como Espermatozóide e na mulher como Óvulo, que diferem por simples alterações quimicas. O homem sempre rejeita tudo o que não é capaz de compreender, em vez de buscar sua compreensão. Por essa razão assassinaram o Amor.
Se em vez das figuras do “Boitatá” ou do “Velho do Saco” minha mãe me falasse de sequestro ou abuso infantil, nem um crédito lhe daria, já que nem mesmo suas “sagradas” surras eram capazes de intimidar-me.
Assim sendo, não é em que o filho acredita que importa, mas sua obediência ao Pai. Não importa se você é evolucionista ou criacionista; se crê em Satanás ou não; se é desta ou daquela religião; o que importa mesmo, é que creia na infinita soberania de Deus, ou, ao menos, que busque ser uma pessoa melhor, porque o filho amado não é o que promete fazer, mas o que faz sem prometer!

*
“Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.”
- 1 Coríntios c13v11
“Por mim mesmo juro — disse o Senhor Deus — que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho (aprenda com o erro) e que viva.”
- Ezequiel c 33v11

**
Dedico este texto a toda minha família, aos amigos (virtuais, inclusive) e a todos meus irmãos que se encontram perdidos nas sombras da fé cega e da intolerância religiosa.


 

(a) RONALDO COSTA (O Arrebol Espírita)
https://www.facebook.com/durantdart

Nenhum comentário:

Postar um comentário