O Arrebol Espírita

terça-feira, 17 de setembro de 2013

VINGANÇA PERFEITA!


Certo amigo meu, Promotor de Justiça - também espírita, me falou de um belo fato que ocorreu com um amigo seu, juiz de direito - católico, de São Paulo, ao ser nomeado titular de uma das Varas de Execuções Penais daquele estado.
Assim que seu amigo foi empossado ligou para o diretor de uma das várias penitenciarias paulista para marcar uma visita a seu estabelecimento carcerário para se familiarizar com o sistema e seus ofícios. Recebeu então do diretor a resposta, e como orientação, de que fizesse a tal visita no final de semana, em dia de visitas. Segundo o diretor, nesses dias, como os prisioneiros estão recebendo seus familiares, os ânimos do ambiente tendem a estar mais tranqüilo e seguro. Pois bem! 
No domingo seguinte, sua Excelência parou seu carro no estacionamento em frete a casa penal de onde avistou uma enorme fila, que julgou acertadamente serem os familiares dos apenados esperando a hora da entrada. Dirigiu-se até a fila para colher informações daqueles que também fazem parte do sistema e, ao se aproximar, foi logo cercado por vários familiares que o reconheceram e passaram a lhe apresentar queixas. Percebeu que entre aquelas pessoas havia uma humilde e simpática velhinha, que chamou sua atenção por lhe oferecer uma fatia de bolo com refrigerante; provavelmente parte do alimento que levara para o seu visitado, o qual sua excelência gentilmente recusou. Após a atenção dispensada àquelas pessoas, despediu-se e entrou. Quando se aproximava do gabinete do diretor, eis que o mesmo, acompanhado de um Padre, vem em sua direção para recebê-lo. E assim, após os cumprimentos de praxe, passou a conversar com os mesmo. Momentos depois, eis que se abrem os portões e os familiares começam a adentrarem em direção aos pavilhões. Foi quando o Juiz avistou a simpática velinha que havia conhecido há pouco e comentou com o Padre: “Está vendo missionário porque dizem que depois do amor de Deus o amor de mãe é o maior?..  O Senhor está vendo aquela velinha ali?" - apontando a direção - "Sabe lá há quanto tempo, talvez dias, está aí fora aguardando a hora de entrar para visitar seu filho marginal;  ladrão; estuprador ou assassino... Só mesmo o amor de mãe para ser tão nobre assim!” ao que o Padre respondeu: “Pois é, excelência, o amor de mãe é muito nobre, mas depois do amor de Deus o amor maior é o amor fraterno! Pois é um amor descompromissado e, muitas vezes, dedicado a pessoas que estranha nos é. Essa senhora não está indo visitar o filho que assassinou ou vitimou alguém, mas está indo visitar o assassino de seu filho. Desde o crime ela, estranhamente, em vez de dedicar-lhe o ódio, ou qualquer gesto de vingança, fez exatamente o contrário, o perdoou e o assumiu como filho, para que ele tampasse as feridas que ele causou. E agora, ela é o maior EXEMPLO e motivo de bons comentários aí dentro. Não tem um dia que lhe visite e que não o encontre de braços abertos e chorando pelo remorso de ter feito tanto mal para um pessoa tão boa!”.

"A mim pertence a vingança, e Eu retribuirei, diz o Senhor. Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem."
(Bíblia Sagrada: Carta aos Romanos, c12; vs19 a 21)

Ps: O Promotor de Justiça retromencionado, trata-se do ex promotor da Vara de Execuções Penais da Comarca de Macapá-AP, Dr. MANOEL FELIPE MENEZES. Atualmente promovendo a justiça junto ao Juizado Especial Criminal na mesma comarca e presidindo a FEAP-Federação Espírita do Amapá.


*
POR: R. S. DURANT DART
https://www.facebook.com/o.arrebol.espirita

Nenhum comentário:

Postar um comentário