O Arrebol Espírita

domingo, 22 de setembro de 2013

ARREPENDIMENTO + BONDADE + JUSTIÇA DIVINA = SALVAÇÃO


Segundo as Doutrinas mais correntes e populares, ao homem basta o arrependimento, sem distinção de crime (mal que faça) para que as portas do Reino de Deus se lhes abra. Qual seja, se Hitler (assassino de uma raça), em vez de suicidar-se, tivesse se arrependido, hoje seria um Anjo de Luz a povoar o Reino Celeste; e, por outro lado, uma Princesa Izabel (libertadora de uma raça) pode estar ardendo, perpetuamente, no fogo do inferno se não se arrependeu de erros que possa ter cometido.

O arrependimento, ou sua falta, é o que absolve, ou condena, de imediato o homem em seu pós-morte?... Será mesmo que o arrependimento é o único requisito para o ingresso no Reino de Deus?... Nesse modo até vejo a bondade de Deus, mas e a sua Justiça!?... E o que faço com suas promessas: “A mim pertence a vingança; e eu retribuirei”; e outra vez:“O Senhor julgará seu povo” (Hebreus c10v30)?...

Por várias vezes já ouvi alguém dizer: “Coitado! Morreu sem salvação! Não teve tempo de se arrepender!...” Como se o arrependimento fosse uma moeda de troca pela salvação e não uma consciência adquirida pelas consequências do erro.

É como se um terrível latrocida chegasse ao Juiz e disse-se: “Absolva-me, e não praticarei mais tal crime.” e o Juiz o absolvesse por isso. E de outro modo, um drogado disse-se: “Continuarei a usar droga, sou viciado!” e o mesmo Juiz lhe condenasse a prisão perpétua.
Nem a justiça do homem, que é imperfeita, julga assim. Pelo contrário, a pena, ao menos, tenta ser proporcional ao crime e tem como objetivo não só punir, mas também restabelecer o criminoso ao convívio social. Ou seja, ressocializá-lo:


LEI 7.210 (Lei das Execuções Penais): Art. 1º A execução penal TEM POR OBJETIVO efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e PROPORCIONAR CONDIÇÕES PARA A HARMÔNICA INTEGRAÇÃO SOCIAL DO CONDENADO e do internado.

Se a justiça humana, que é falha, tem lei  com duplo caráter, objetivo e subjetivo (Punição e Ressocialização), por que a lei de Deus seria desproporcional e inferior? Com apenas um caráter: Punição? “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está no céu” (Mateus c7v11).

Portanto, o arrependimento é sim um fator primordial para o aperfeiçoamento dos seres; mas o arrependimento consciente, fruto dos sofrimentos causados por nossos erros, que faz com que o ser desista do mal. Por isso, que ninguém espere que ao morrer logo receberá os gozos do paraíso divino. “Não há mérito sem trabalho como não há sofrimento sem causa. Para tudo que existe, existem perfeitas Leis Universais que regem e governam a harmonia, desde o átomo até as galáxias.”

Assim sendo, a salvação é consequência do arrependimento consciente que é fruto do conhecimento adquirido por meio das experiências que o espírito conquista ao longo de sua jornada rumo ao Infinito.

A Justiça é um dos atributos divinos e sem o qual Deus não pode ser Amor, e sem ser Amor torna-se imperfeito.

Deus não pode ser Deus sem ser Único; não pode ser Único sem ser Imutável; não pode ser Imutável sem ser Todo-poderoso; não pode ser Todo-poderoso sem ser Bom; não pode ser Bom sem ser Justo; não pode ser Justo sem ser Uni ciente; não pode ser Uni ciente sem ser Uni presente; não pode ser Uni presente sem ser Infinito nas suas perfeições; e não seria nada disso se não fosse Eterno.

Por isso, qualquer atributo que se tire de Deus se tira sua existência. Pela unicidade da Vida se pode até ver a Bondade de Deus; mas é somente por meio da pluralidade das vidas, pregado pela Doutrina Espírita, que se vê não só a Bondade mas também sua Uni ciência, Justiça e Amor; ou seja, torna-se ainda um Deus mais perfeito e que dá as suas criaturas todos os meios, possibilidades e ocasiões de aperfeiçoamento.

Por isso, homens que de coração tendes buscado a Bondade de Deus, sabeis que sua Justiça também se fará executar, e que em razão disso sofrimentos sobrevirão em decorrência de suas faltas. Mas como disso nosso Senhor: “Tendes bom ânimo, no mundo tereis aflições, mas eu venci o mundo” - você também poderá vencer.

A Doutrina Espírita é uma doutrina do auto, enviada por Jesus e nos entregue por seus emissários Espirituais:
“Todavia digo vos a verdade, que vos convêm que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não creem mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. Ainda tenho muito a vos dizer, mas vós não o podeis suportar(entender) agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de 'ANUNCIAR'. (João c16 vs7-14)

“Não deis aos cães as coisas santas, nem deites aos porcos as vossas pérolas, para que não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem. Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á” (Mateus c7 vcs6-8)

A Doutrina Espírita nos ensina que assim como a Luz do Sol, que nos ilumina todos os dias, não surge ao toque de um interruptor; também, a Luz do Conhecimento, que nos aperfeiçoará e levará a salvação, não virá ao toque de uma só vida, mas de várias: "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei" (Allan Kardec)

“Porque já o mistério da injustiça opera: somente a um que agora resiste até que do meio seja tirado; e então será revelado o iníquo (erro), a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja a vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.” (2 Tessalonicenses c2 vcs7-12)

“Amados, não creias a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo" (1 João c4 v1)

Deus é o Soberano autor da Bíblia, mas também da Vida!... Do Mundo!... E de todo o Universo!!!



***

(a) RONALDO COSTA (O Arrebol Espírita)
https://www.facebook.com/o.arrebol.espirita


Nenhum comentário:

Postar um comentário