O Arrebol Espírita

terça-feira, 11 de agosto de 2015

UM IRMÃO NO CAMINHO




"O bem que fizeres a alguém é teu advogado em toda parte." - Chico Xavier 

Em um trevo na saída de Anápolis para Abadiânia-GO, quando passava por baixo de um viaduto que fica na saída da primeira cidade, aproximou-se um jovem a quem perguntei:
-Boa tarde meu querido, qual dessas direções vai para Abadiânia?
- Nesta que estamos seguindo_ me respondeu.
-Abadiânia está longe?
-Algo em torno de 25 a 30 km.
-Está bem, obrigado!
- O senhor pretende ir andando?
-Vou seguindo, se aparecer um ônibus o pego, se não, fico alguns trocados menos pobre e menos gordo. (rsrsrs)
- Mas o senhor vai chegar lá já à noite!...
-Maravilha! Assim também atendo ao meu estranho vício pelo isolamento voluntário.
-O senhor mora lá?
-Não! Estou indo conhecer o médium João de Deus.
- O senhor é Espírita?...
- Tento ser!...
- Como assim?
- Ser Espírita não é ter um título ou status, mas uma condição; a condição de se tornar uma pessoa cada vez melhor.
- Vocês (espíritas) cultuam a Deus... Acreditam na bíblia e em Jesus?
- Jesus é a figura central de nossa doutrina amigo.
- Vocês preveem o futuro?
- Não meu querido! O futuro a Deus pertence, a nós cabe apenas construí-lo com o presente. Para se ter um futuro feliz, basta que plantemos hoje as bases de uma felicidade futura com a prática do bem. A ninguém foi dada a prerrogativa de conhecer o futuro. Muito embora Deus, julgando necessário e útil ao homem, o revele em algumas ocasiões. Jesus por exemplo previu a destruição de Jerusalém, Noé previu o dilúvio, mas neste caso nenhuma irmandade cristã goza de exclusivismo, seja ela católica, espírita, protestante, umbandista...
- Posso te fazer uma pergunta?
- Claro que sim!...
- Vocês são contra os homossexuais?
- Que é isso meu querido... Somos seguidores daquele que nos oferece um fardo leve; como poderíamos fazer pesar o fardo de nossos irmãos?
- Homossexualismo é errado?
- Meu irmão, definir o que é certo ou errado é atributo dos códigos divino, que tem como base a justiça de Deus; justiça esta que o homem ainda não é capaz de compreendê-la. Por isso não compete ao homem julgar as leis de Deus, mas apenas cumprir. As leis dos homens julga os homens, as leis de Deus julga Deus. O homem que julga seu próximo pelas leis de Deus comete dois crimes, um contra seu irmão e outro contra seu Pai maior!
- Então como vou saber o que é certo ou errado?
- Meu querido, as leis de Deus estão escritas dentro de você e projetam-se em sua consciência. Tudo que sua consciência disser ser certo faça e tudo que disser ser errado não faça, pois é o que diz nossa consciência que nos condena ou absolve. Portanto, faça o seguinte: siga sempre sua consciência e tente fazer todo o bem que for possível e deixe de fazer todo o mal que também for possível, e assim você estará dando valiosos passos para o Reino de Deus; pois até para a Justiça dos homens atos tentados tem valor de atos praticados.
- Como posso conhecer melhor a Doutrina Espírita?
- Tenho um singelo trabalho na internet e nas redes sociais, é só me contatar que terei o maior prazer em ajudá-lo.
- Vou dobrar aqui!... Estou muito feliz em ter conhecido o senhor. Vou entrar no seu blog e lhe enviar sugestão de amigos no Facebook. Que o senhor chegue bem em Abadiânia. Até breve!
- Ok meu irmão, vá com Deus!

***

“Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.” - Madre Tereza de Calcutá.




(a)  RONALDO COSTA (O Arrebol Espírita)

Nenhum comentário:

Postar um comentário