O Arrebol Espírita

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

FRUTOS DE KARDEC


"Quem hoje contempla seu retrato não pode ter a ideia do que foi seu caráter, não pode imaginar que naquela figura vigorosa, de fisionomia tão austera, aparentando antes uma rigidez exagerada de sentimentos, pouco disposta a perdoar faltas, se escondia uma alma tão boa, tão simples e tão generosa."

Nascido em Lyon, França, em 3 de outubro de 1804, numa família respeitável pelas suas virtudes, ele recebeu dos pais uma educação aprimorada. Pode-se dizer, portanto, que o meio foi o mais propício para o desenvolvimento de suas boas tendências. Todas as qualidades morais, que concorrem para formar o homem de bem, foram logo desabrochando no jovem Hippolyte Léon Denizard Rivail e constituíram sempre o fundo de seu caráter.

Quando tinha 50 anos de idade é que começou a estudar as manifestações dos espíritos; era já um homem experimentado nas lutas da vida, mas sempre guiado por uma consciência reta. O Espiritismo não lhe veio trazer a transformação súbita do caráter, não veio modificá-lo de
chofre, dando-lhe imediatamente qualidades que não possuía. Já o encontrou, por assim dizer, formado. Ele já era um espírito evoluído, com longas experiências e missões de outras existências, perfeitamente aparelhado, portanto, para desempenhar a nova missão que trazia.

Na vida, a coragem nunca lhe faltou. Ele não desanimava nunca. A calma foi sempre uma das feições mais salientes de seu caráter. Ficando logo arruinado, perdendo toda a sua pequena fortuna no começo da vida, sempre exercitando a caridade, e, já casado com a mulher, que foi
depois incansável na propaganda de suas ideias, ele consegue por meio de um labor obstinado readquiri-la quase toda no ensino, escrevendo ao mesmo tempo trabalhos didáticos, fazendo traduções de obras estrangeiras ou preparando a escrituração de estabelecimentos
comerciais. Ainda assim, não lhe faltava a coragem para fazer benefícios à mocidade pobre, abrindo cursos gratuitos de ciências e línguas.

Era essa mesma coragem que ele devia mostrar mais tarde, no momento tempestuoso da formação da doutrina, recebendo sempre com a maior serenidade, sem nunca revidá-los, os ataques mais veementes dos adversários, as injustiças e as ingratidões dos amigos. As cartas anônimas, as traições, os insultos e a difamação sistemática, perseguiram esse homem laborioso. Tudo, porém, ele sabia perdoar.

De um humor às vezes alegre, mas brilhante, tinha um talento especial para distrair os amigos e convidados, que os tinha sempre em casa, dando algumas vezes certo encanto às reuniões. Quem contempla seu retrato não pode ter a ideia do que foi seu caráter, não pode imaginar que naquela figura vigorosa, de fisionomia tão austera, aparentando antes uma rigidez exagerada de sentimentos, pouco disposta a perdoar faltas, se escondia uma alma tão boa, tão simples e tão generosa.

O princípio, enfim, que constitui para o Espiritismo o fundamento de sua moral: “Fora da caridade não há salvação”, pode-se garantir, foi sempre a sua bandeira. “Faço o bem quanto o permitem minhas condições, já dizia ele num antigo documento encontrado entre seus papéis, presto
os serviços que posso, nunca os pobres foram enxotados de minha casa, nem tratados com dureza, antes são acolhidos com benevolência. Continuarei a fazer o bem que me for possível, mesmo aos meus inimigos, porque o ódio não me cega, estender-lhes-ei sempre as mãos
para os arrancar aos precipícios, quando para isso se me oferecer ocasião."


(Trecho do livro "Allan Kardec e o Espiritismo")



ALGUMAS FRASES DE ALLAN KARDEC:


"Nascer, Morrer, Renascer ainda e Progredir sempre, tal é a Lei."

"A justiça consiste no respeito aos direitos de cada um."

"Deus colocou no coração do homem a regra de toda a verdadeira justiça, pelo desejo de cada um de ver seus direitos respeitados."

"Suas opiniões revelam o verdadeiro lugar que você ocupa no mundo."

"A tolerância, sendo uma consequência da moral espírita, impõe-nos o dever de respeitar todas as crenças."

"Se eu tiver razão os outros acabarão por pensar como eu, se eu não tiver razão, acabarei por pensar como os outros."

"Os homens semeiam na terra o que colherão na vida espiritual: os frutos da sua coragem ou da sua fraqueza."

"Só é inabalável a fé que pode enfrentar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade."

"A fé necessita de uma base, e essa base é a perfeita compreensão daquilo em que se deve crer. Para crer, não basta ver, é necessário compreender."

"A esperança e a caridade são uma consequência da fé."

"Os males deste mundo estão em razão das necessidades fictícias que criais para vós mesmos."

"Aquele que sabe limitar seus desejos e vê sem inveja o que está acima de si, poupa-se a muitas decepções desta vida."

"Depende do homem amenizar seus males e ser tão feliz quanto se pode ser sobre a Terra."

"Toda pessoa que serve além do dever, encontrou o caminho para a verdadeira felicidade."

"Não fujas às lições da estrada evolutiva, por mais difíceis e dolorosas, a fim de que a vida, mais tarde, lhe abra o santuário da sabedoria."

"Que a vida física é uma escola abençoada, é insofismável; mas se você não se aproveitar dela a fim de aprender suficientemente as lições que se destinam ao seu engrandecimento espiritual, em nada lhe valerá o ingresso no aprendizado humano."

"Não se pode ter, guia mais seguro, do que tomando como medida do que se deve fazer aos outros, o que se deseja para si mesmo."

"Não se aflija por antecipação, porquanto que a vida resolva o seu problema, ainda hoje, sem qualquer esforço de sua parte."

"Possuímos em nós mesmos, pelo pensamento e a vontade, um poder de ação que se estende muito além dos limites de nossa esfera corpórea."

"Na ausência dos fatos, a dúvida se justifica no homem ponderado."

"A cada nova existência, o homem tem mais inteligência e pode melhor
distinguir o bem e o mal."

"Toda a paixão que aproxima o homem da natureza animal, o distancia da natureza espiritual."

"O homem é assim o árbitro constante de sua própria sorte. Ele pode aliviar o seu suplício ou prolongá-lo indefinidamente. Sua felicidade ou sua desgraça dependem da sua vontade de fazer o bem."

"Todo o sentimento que eleva o homem acima da natureza animal, anuncia a predominância do Espírito sobre a matéria e o aproxima da perfeição."

"O homem é um Deus para os animais, como outrora os Espíritos foram deuses para os homens."

"Depende do homem amenizar seus males e ser tão feliz quanto se pode ser sobre a Terra."

"A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros."

"O apego às coisas materiais é um sinal notório de inferioridade, porque quanto mais o homem se prende aos bens do mundo, menos compreende sua destinação."

"A lei natural traça ao homem o limite de suas necessidades, e quando ela a ultrapassa, é punido pelo sofrimento."

"O sinal mais característico da imperfeição do homem, é o seu
interesse pessoal."

"O sábio, para ser feliz, olha abaixo de si e jamais acima, a não ser para elevar sua alma até o infinito."

"No intervalo das encarnações, aprendeis em uma hora o que vos exigiria anos sobre a vossa terra."

"Os obstáculos ao cumprimento da lei divina decorrem dos preconceitos sociais e não da lei civil."

"A felicidade dos Espíritos é sempre proporcional à sua elevação."

"Com suas paixões, o homem criou para si suplícios voluntários, e a Terra torna-se para ele um verdadeiro inferno."

"É certo que, no bom sentido, a confiança nas próprias forças torna-nos capazes de realizar coisas materiais que não podemos fazer, quando duvidamos de nós mesmos."

"Os bons espíritos simpatizam com os homens de bem, ou suscetíveis de se melhorar. Os espíritos inferiores, com os homens viciosos ou que podem se viciar. Daí seu apego, resultante da semelhança de sensações."

"Os espíritos protetores nos ajudam com os seus conselhos, através da voz da consciência, que fazem falar em nosso íntimo – mas como nem sempre lhes damos a necessária importância, oferecem-nos outros mais diretos, servindo-se das pessoas que nos cercam."

"O egoísmo é a fonte de todos os vícios, como a caridade é a fonte de todas as virtudes. Destruir um e desenvolver o outro, tal deve ser o objetivo de todos os esforços do homem, se quer assegurar sua
felicidade neste mundo, tanto quanto no futuro."

"Com a inveja e o ciúme, não há calma nem repouso para aquele que está atacado desse mal: os objetos de sua cobiça, de seu ódio, de seu despeito, se levantam diante dele como fantasmas que não lhe dão nenhuma trégua e o perseguem até no sono."

"O sublime da virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal para o próximo, sem oculta intenção."

"A paternidade é, sem contrapartida, uma missão; é ao mesmo tempo um dever muito grande e que obriga, mais do que o homem pensa, sua responsabilidade pelo futuro."

"Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz."

"Há leis naturais e imutáveis, sem dúvida, que Deus não pode anular segundo os caprichos de cada um. Mas daí a acreditar que todas as circunstâncias da vida estejam submetidas à fatalidade, a distancia é grande."

"O verdadeiro homem de bem é aquele que faz a outrem aquilo que queria que os outros lhe fizessem."

"Honrar o pai e a mãe não é somente respeitá-los, mas também assisti-los nas suas necessidades; proporcionar-lhes o repouso na velhice; cercá-los de solicitude, como eles fizeram por nós na infância."

"A natureza das vicissitudes e das provas que suportamos pode, também, nos esclarecer sobre o que fomos e o que fizemos, como neste mundo julgamos os fatos de um culpado pelos castigos que lhe infringe a lei."

"O homem deve se resignar e suportar os males sem murmurar, se quer progredir."

"O meio mais eficaz de combater a predominância da natureza corporal, é praticando a abnegação corporal."

"O progresso da humanidade tem seu princípio na aplicação da lei de justiça, de amor e de caridade."

"A pureza de coração é inseparável da simplicidade e da humildade."

"A verdadeira pureza não está apenas nos atos, mas também no pensamento, pois aquele que tem o coração puro nem sequer pensa no mal."

"Você receberá, de retorno, tudo o que der aos outros, segundo a lei que nos rege os destinos."

"Seu trato pessoal com os outros esclarece até que ponto você tem progredido."

"Evite a impaciência. Você já viveu séculos incontáveis e está diante de milênios sem fim."

"Não fujas às lições da estrada evolutiva, por mais difíceis e dolorosas, a fim de que a vida, mais tarde, lhe abra o santuário da sabedoria."


(a) RONALDO COSTA (O Arrebol Espírita)
https://www.facebook.com/o.arrebol.espirita

Nenhum comentário:

Postar um comentário